Criar um Site Grátis Fantástico
NOSSA CASA
NOSSA CASA

Lixo

MAS A LATA DE LIXO NÃO É UM DESINTEGRADOR MÁGICO DE MATÉRIA !

O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira.

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.


A idéia é construirmos um mundo melhor, certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável.
Individualmente responsável.

Fonte:https://www.lixo.com.br/


Você Sabia que...

Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai  produzir 25 toneladas de detritos.

SOBRE OS RESÍDUOS 
 

 

Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.

O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a

vazão de água. É um dos maiores problemas da

sociedade moderna. Calcula-se que 30 % do lixo

brasileiro fique espalhado pelas ruas nas grandes

cidades.

Para a fabricação de uma tonelada de papel são

consumidas 17 árvores. Com 40 quilos de papel velho

se evita o corte de uma árvore.

 
O LIXO

É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

 
O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

O QUE É COMPOSTAGEM

Processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Este processo tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. Há muito tempo é praticada no meio rural, utilizando-se de restos de vegetais e esterco animal.
O ATERRO SANITÁRIO
São Locais onde o lixo é confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente. É um método em que o lixo é comprimido por intermédio de máquinas que diminuem o volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo (compactação), sendo posteriormente coberto por uma camada de areia, o que minimiza odores, evita incêndios e impede a proliferação de insetos roedores.

CHORUME

Líquido malcheiroso e escuro produzido a partir da composição da matéria orgânica contida no lixo. É ácido e apresenta alto potencial contaminante, podendo poluir o solo e os lençóis de água subterrâneos, principalmente em locais de deposição não controlada de lixo, onde a grande quantidade desse líquido se infiltra facilmente no solo

O LIXÃO

São locais onde o lixo é depositado, em grande quantidade, sobre a superfície do solo e a céu aberto, sem qualquer controle sobre os efeitos danosos ao ambiente e a população causados por ele

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

  JORNAIS   

Duas a seis semanas

 

EMBALAGENS DE PAPEL

  um a quatro meses

 

  GUARDANAPOS DE PAPEL

         três meses

 

PONTAS DE CIGARRO 

               dois anos

 

CHICLETES   

       cinco anos

 

              Náilon 

               30 a 40 anos

 

 

Sacos e copos plásticos

     200 a 450 anos

Latas de alumínio 

100 a 500 anos

 

      Tampas de          garrafas

100 a 500 anos

Pilhas  
              100 a 500 anos
 

Garrafas e  frascos(de vidro ou plástico)        

Indeterminado

 

 
Pneus

           Indeterminado

 

Reciclagem

Em tempos como os que vivemos atualmente, é fundamental ter uma consciência crítica perante a sociedade e compreender que da forma que estamos vivendo não dá mais.

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

fonte https://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/gestao-do-lixo/reciclagem

Nos últimos anos, o volume de lixo urbano reciclado no Brasil aumentou. Entre 2003 e 2008, passou de 5 milhões de toneladas para 7,1 milhões, equivalente a 13% dos resíduos gerados nas cidades, segundo dados do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

O setor movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano. Mesmo assim, o País perde em torno de R$ 8 bilhões anualmente por deixar de reciclar os resíduos que são encaminhados aos aterros ou lixões, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente. Isso porque o serviço só está presente em 8% dos municípios brasileiros

“Se os resíduos são misturados, em geral, apenas 1% pode ser reciclado. Se há a separação correta, o índice de aproveitamento passa para 70% ou mais”, explica a diretora-excutiva da Brasil Ambiental, Marialva Lyra. Ela destaca a importância da coleta seletiva para o processo da reciclagem

A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo)

Cores dos cestos de separação para reciclagem

No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:

* Azul: papel/papelão
* Vermelho: plástico
* Verde: vidro
* Amarelo: metal
* Preto:madeira
* Laranja: resíduos perigosos
* Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
* Roxo: resíduos radioativos
* Marrom: resíduos orgânicos
* Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação

https://www.sempretops.com/meio-ambiente/tudo-sobre-reciclagem/

O que fazer com seu lixo ?

Algumas ideias!!!

este dois acima foi eu mesma quem fiz  aqui em baixo coloquei outras sugestãoes  e de onde tirei pra quem quizer ver o passo a passo

https://www.ciclovivo.com.br/noticia/10_maneiras_de_reutilizar_garrafas_pet

https://3.bp.blogspot.com/-D_kT-Q31p2c/Tg-zH-iHQeI/AAAAAAAAHtY/PflelgoxyuM/s320/cd-mobile.jpg

https://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/artesanato-com-cd-usado-reciclagem-de.html

Faça sua Parte !!